sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Eh tudo kibado

Em tempos onde todos abraçam a bandeira do "conhecimento para todos", defendem o [saudoso] Megaupload e o compartilhamento de arquivos, livros, músicas, filmes... ufa! Tempos esses em que muitos crucificaram (ou quase) o Lars Ulrich (Metallica X Napster).

Em tempos em que a comédia explode na internet, através de portais e/ou canais do Youtube...

O que eu to querendo dizer com uma  apresentação foda, que eu não to conseguindo fazer, é que é exatamente neste tempo de compartilhamento virtual e parcerias a gente vê por aí muito neguinho reclamando de que suas piadas foram copiadas!!

Ah, tá Neguinho... Então quer dizer que se você postou no Twitter, Facebook, Orkut, Blog, Instagram, Tumblr, Site... a piada da Fu-miga ninguém mais vai poder postar??? Pfvr, né?



Sim, esse pequeno post surgiu de uma reflexão sobre a Gina Indelicada, de como a página cresceu em tão pouco tempo (ah, procura no Google pra saber mais), com tiradas ilárias... criadas ou não pelo Ricck Lopes. O cara teve a idéia, fantástica e viralizou, tanto que agora a gente acha a página fake Gina [mais] Indelicada; a Skol copiando, gente tentando fazer toscamente [e completamente de mau gosto] o Velhinho da Quaker, os Padres do chocolate... Enfim...

Hoje vi também uma reclamação da @rosana lá no Twitter, e acho que cabe fazer uma distinção: não quero defender os textos copiados, mas sim as piadas que não tem dono!!!! Ou agora toda vez que a gente disser uma piada numa roda de amigos a gente vai ter quer dar os devidos créditos? Não né?

Não acho que é recalque quem tenha achado o absurdo a cópia de piadas, mas não acuso quem as usou. É diferente da pessoa ter copiada exatamente a idéia... (como já citado anteriormente). Isso é plágio. Mas piada tá mais pra senso-comum... Ou você nunca teve vontade de dizer que comia a cantora e o seu bebê? [ok, apaga essa última frase, muito de mau gosto; não to afim de ir pra tribunal, pagar multa, e blablablá, até porque eu estou desempregada e fudida].

E você, qual a sua opinião sobre isso (não o fato de eu estar desempregada e fudida, mas a cópia de piadas e o plágio).