TRISTEZA (from Wikipedia)
Tristeza ou desgosto é um sentimento humano que expressa desânimo ou frustração em relação a alguém ou algo. É o oposto da alegria. A tristeza pode causar reações físicas como depressão nervosa, choro, insônia, falta de apetite, e ainda, reações emocionais, como o arrependimento.
A tristeza pode ser originada da perda de algo ou de alguém que se tinha de muito valor; esta emoção pode ser potencializada se aquele que sofre de tristeza passa a acreditar que poderia ter feito algo para recuperar ou evitar a perda, mesmo que este algo a fazer seja na prática impossível de se concretizar, e independente da vontade do triste. É comum a tristeza ser descrita como algo amargo, ou como uma dor, ou como sentimento de incapacidade, ou ainda como algo escuro (trevas).
A tristeza pode ser a consequência de emoções como o egoísmo, a insegurança, a baixa auto-estima, a inveja e a desilusão. São emoções que, quando não são tratadas logo, podem terminar gerando tristeza, ou em casos extremos a depressão nervosa.
Não apenas sintomas psicológicos são resultantes da tristeza. Em casos de angústia prolongada o indivíduo pode passar a apresentar sintomas de hipertensão, problemas de pele e a queda e o embranquecimento precoce dos cabelos. Também o coração pode ficar fisicamente comprometido podendo levar a vítima a quadros graves: arritmia, ataque cardíaco, entre outros problemas. A tristeza pode vir de fora para dentro; quando é gerada por elementos que circundam o indivíduo; ou de dentro para fora; quando simplesmente surge por uma inadaptação do indivíduo ao meio.
----------
Há muito tempo que a tristeza bateu na porta do meu coração e conseguiu entrar... No início pensei ser apenas momentâneo... E então descobri... não é passageiro... não parece que vá passar! Pelo contrário, parece que vai me consumir por inteira...
E hoje, especialmente, estou mais triste... o inverno já chegou... e apesar de gostar muito dessa estação, dias cinzentos fazem minha alma ficar triste, assim como Santa Teresinha...
----------
gostava tanto de você
Tim Maia
não sei porque você se foi
quantas saudades eu senti
e de tristezas vou viver
e aquele adeus não pude dar...
você marcou na minha vida
viveu, morreu
na minha história
chego a ter medo do futuro
e da solidão
que em minha porta bate...
e eu!
gostava tanto de você
gostava tanto de você...
eu corro, fujo desta sombra
em sonho vejo este passado
e na parede do meu quarto
ainda está o seu retrato
não quero ver prá não lembrar
pensei até em me mudar
lugar qualquer que não exista
o pensamento em você...
vou morrer de saudade
não, não vá embora...


Um comentário:
Eu também tenho esta sensação. Mas, procuro contemplar as coisas boas da vida para não deixar esta confusão me dominar. Dizem que isso é crescimento e crescer dói. Dói muito, mas tenho certeza que no futuro iremos olhar para trás com a certeza de que valeu a pena!
Fique com os anjinhos de luz iluminando o seu caminho!
Postar um comentário